23 octubre 2018

SYL1001 ( Tivanisiran ) ya ha Concluido el Reclutamiento de la Fase III . SYL040012 ( Bamosiran ) . Nuevas Perspectivas para el Tratamento Clínico del Glaucoma .

Este ensayo de Fase III se inició en Mayo 2017 y se preveía terminar el reclutamiento para verano 2018 . Por lo tanto no hay un retraso en los resultados ... Ha habido un retraso en el reclutamiento de pacientes .

Una vez que ya ha sido reclutado el último paciente se inicia la cuenta atrás en la obtención de los resultados .


Los resultados se esperaban para antes del 31 de Diciembre 2018 y tendremos que esperar para obtenerlos a partir del 1 de enero 2019 .


Quedé claro que el retraso ha sido solo en el reclutamiento de pacientes que como todos sabemos un paciente debe cumplir un montón de requisitos en todo ensayo clínico para poder ser admitido .


SYL1001 está en la recta final del ensayo de Fase III para el Tratamiento de Ojo Seco Asociado a Dolor Ocular . 



*************************

Small Interfering RNA ( siRNA ou miRNA ; Bamosiran ; SYL040012 ; Sylentis S.A., Espanha).

28 Septiembre 2018 .

O "small interfering RNA? ou "micro RNA? é um RNA de cadeia dupla com 21 nucleotídeos, de baixo peso molecular, reconhecido como agente poderoso capaz de modular a expressão de genes específicos ou receptores, dentre eles, o receptor 2-adrenérgico (ADRB2). Ao bloquear especificamente este receptor, a bamosirana diminui a produção do humor aquoso. O miRNA regula a expressão do RNA mensageiro de uma maneira negativa. Há cerca de 13 anos, Fire e Mello receberam o Prêmio Nobel pela descoberta deste mecanismo em platelmintos, que está se mostrando uma fonte promissora para uma nova classe de agentes terapêuticos. 

Instilada no olho, a bamosirana fica restrita aos tecidos oculares, praticamente sem alcançar os tecidos sistêmicos, porque é uma molécula altamente específica, o que evita os principais efeitos colaterais cardiovasculares e pulmonares do betabloqueio. Para isto, também contribui o fato de que ela é rapidamente metabolizada pelos rins tão logo chega à corrente sanguínea. 

Seu Efeito na PIO é 15 vezes Kais Longo do que a Dorzolamida e a Latanoprost e ela é capaz de Manter uma Redução ainda Significativa da PIO por até 72 horas. 

Em voluntários normais, durante 7 dias, não foram registrados efeitos adversos locais nem sistêmicos e em nenhum momento a droga foi detectada no sangue.  

Em pacientes com GAA, usando várias concentrações, a bamosirana 1,125% não foi inferior ao timolol apenas em olhos com PIO maior que 25 mmHg, mas a tolerância foi melhor. Hiperemia conjuntival, o efeito adverso mais comum, foi menor que 8%. A concentração de 0,75% foi a mais eficaz após 28 dias, com boa segurança e tolerância e deveria ser a dose a ser usada em estudos futuros. Parâmetros sobre a redução da PIO não foram relatados.

Estudos recentes no campo da epigenética têm mostrado que os miRNA podem ser, também, biomarcadores para tipos distintos de glaucoma. A epigenética estuda as alterações fenotípicas que decorrem da modulação na expressão dos genes e não da modificação na estrutura dos mesmos, propriamente.